Como é corrigida a reação do Enem e quanto ela poderá ter nota zero.

Home »

A redação do Enem tem um peso muito grande no resultado final da prova? Por que pelo que parece ela é de grande importância para a composição final da nota. Como é corrigida a reação do Enem e quais situações o aluno poderá ter nota zero ou zerar na redação?

PG - PG


// Respostas

A correção da redação do Enem é a parte mais crítica da prova, já que ela é corrida manualmente por dois ou três corretores, dependendo do caso. Para entender como ela é feita, veja a resposta para a pergunta: Como é feita a correção da prova do Enem?

Quando a redação pode ser anulada?

Como a correção é feita manual, significa que haverá critérios subjetivos e neste caso é importante tomar cuidado para evitar que sua redação seja anulada ou que você obtenha nota zero, o que seria no mínimo frustrante. Segundo o site do Enem, existem algumas situações onde isso poderá ocorrer e de uma forma sintética as situações seriam essas:

Fuga do tema ou não atendimento ao tipo textual.A fuga do tema é você fazer uma redação que não foi solicitada e o não atendimento ao tipo textual é escrever sem usar o tipo dissertativo-argumentativo.

Redação em branco. Quando você não fizer a redação, ou seja, não escrever nada, obviamente ela será considerada em branco.

Redação com até sete linhas. Um texto muito curto poderá não ser o suficiente para expor de forma convincente seus argumentos, logo se ela tiver até 7 linhas será desconsiderada.

Redação mal feita ou desleixada. Quando por motivos intencionais o aluno fizer desenhos, usar termos que figuraria desrespeito aos direitos humanos e outras formas ultrajantes de tratar a redação, ela poderá ser anulada.

Naturalmente que escrevi de forma sintética e usando minha interpretação. Acesse a seção de perguntas e respostas do site do Enem para obter as informações oficiais: http://enem.inep.gov.br/duvidas-frequentes.html



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade