Como é a prova do Enem: Linguagens, Códigos suas Tecnologias e Redação

Home »

Quais as matérias ou disciplinas que fazem parte de Linguagens, Códigos suas Tecnologias? O que cai na Prova do Enem em relação a Linguagens, Códigos suas Tecnologias? Existe um guia pronto para ser usado para estudar e se preparar para esta prova?

PG - PG


// Respostas

Linguagens, Códigos suas Tecnologias é formado basicamente pela língua portuguesa e no caso específico do Enem é optativo por uma língua estrangeira moderna, que salvo engano, as únicas opções que há no momento da inscrição é inglês e espanhol.

Neste prova você precisará dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentação e elaborar propostas. Esta é a exigência para todas as provas do Enem. Adicionalmente existem as competências específicas de Linguagens, Códigos suas Tecnologias, sendo algumas delas:

  • Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida. Ou seja, situação-problema com questões cotidianas.
  • Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais. Aqui basicamente é língua inglesa e espanhola que você deve optar ou optou na ocasião da inscrição.
  • Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.
  • Entre outras.

No Edital da prova do Enem, no Anexo II existe um guia completo com as informações de cada competência e aquilo que provavelmente será cobrado dos alunos na prova do Enem. Seria bom atentar a essas competências ali descritas e se preparar para a realização delas.

Para ter acesso ao edital do Enem 2013, clique no link a seguir: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2013/edital-enem-2013.pdf



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade