Como calcular fuso horário e o horário mundial?

Home »

Como funciona o fuso horário em todo o planeta? Como e definido as horas para cada local da terra e como podemos fazer o calculo de diferença de horas entre um país e outro ou entre uma cidade e outra, por exemplo?

PG - PG


// Respostas

O fuso horário é uma tabela fixa e global que dividiu o planeta terra em várias faixas e cada uma delas recebe um determinado valor em horas em relação ao meridiano de Greenwich que passa pela Inglaterra onde é considerada a hora zero.

O meridiano de Greenwich corta a terra no norte ao sul e é usado como o separador entre as horas negativas e positivas. Assim, tudo que estiver a direita deste merediano ou a leste é considerado hora positiva e tudo que estiver a esquerda ou a oeste é considerado como hora negativa.

O horário de Brasília é -3, isto é, menos três horas em relação a hora zero (meridiano de Greenwich). Já a cidade de Atenas na Grécia, por exemplo, tem o fuso horário de +2 em relação à hora zero. Para calcular a diferença em horas entre Brasília e Atenas, devemos considerar as 3 horas de Brasília e as duas de Atenas, assim chegaremos a 5 horas de diferença. Desta forma, quando for 15:00 no Brasil, será 20:00 na Grécia.

Para fazer o cálculo de qualquer lugar no planeta é preciso ter em mãos o mapa mundi com as respectivas faixas e valores das horas de cada uma delas. Você poderá encontrar na internet várias alternativas, como esta aqui: http://24timezones.com/hora_certa.php



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade