Como calcular empréstimo e financiamento?

Home »

Como é feito o cálculo de empréstimo e financiamento nos bancos no Brasil? Existe alguma fórmula pronta que os bancos usam para calcular? Como poderemos saber se o que pagamos de prestação no financiamento de um carro ou casa, por exemplo, é de fato o correto?

PG - PG


// Respostas

O cálculo de financiamentos ou empréstimos feitos pelos bancos ou outros agentes financeiros, geralmente leva-se em conta alguns métodos conhecidos para a realização deste cálculo. Geralmente são usadas as tabelas Price e SAC para criar a fórmula que será usada. Você poderá conferir aqui a diferença entre a tabela SAC e Price.

Sabendo então as diferenças entre elas é possível fazer os cálculos usando então esses métodos. Os bancos geralmente utiliza, o que significa dizer que é bastante provável que o valor que você paga de prestação do seu financiamento ou empréstimo esteja mesmo de acordo com o  combinado. Mas não custa certificar, certo? No vídeo abaixo, o professor Elisson de Andrade explica com bastante detalhes os conceitos envolvendo o cálculo de financiamento e mostra na prática como fazer este cálculo no Excel, tanto com a tabela Price como como a Tabela SAC.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade