Como bloquear a Carteira de identidade – RG

Home »

Quando uma pessoa perde o documento de identidade ele pode ser bloqueado? Em caso de roubo, furto ou extravio também pode ser motivo para o devido bloqueio? Como proceder e quais os caminhos para efetivar a realização do bloqueio da Carteira de identidade – RG.

PG - PG


// Respostas

O bloqueio do RG ou da cédula de identidade pode ser útil em algumas situações como  de furto ou roubo, perda ou extravio documento e é perfeitamente possível fazer o bloqueio para evitar eventuais uso indevido do seu documento por terceiros.

Para fazer o bloqueio é necessário a emissão de um boletim de ocorrência em uma delegacia, plantão policial ou mesmo pela internet na delegacia eletrônica, isto para o estado de São Paulo que disponibiliza o serviço de BO Eletrônico na internet. No caso do BO eletrônico pelo motivo de extravio do documento, o bloqueio é efeito automaticamente e não requer neste caso nenhuma atitude a mais para providenciar a suspensão do documento.

Nos demais casos é necessário procurar uma unidade policial para fazer a solicitação de bloqueio. Em uma ocasião em que eu havia perdido minha carteira, procurei a delegacia e no primeiro momento fui orientado a procurar melhor na tentativa de encontrar, já que ela não havia sido furtada nem roubada. A orientação foi boa e de fato encontrei a carteira com todos os documentos e evitou dores de cabeça.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade