Como abrir uma conta poupança?

Home »

Quais os procedimentos para abrir uma caderneta ou conta de poupança nos bancos brasileiros. Qualquer banco tem este tipo de conta e pode ser aberto por qualquer pessoa?

PG - PG


// Respostas

Uma conta do tipo poupança é um tipo de investimento considerado seguro, tradicional ou conservador. Quanto ao risco os investimentos são classificados em agressivos, moderados e conservadores. A poupança está neste último grupo e portanto é uma aplicação de baixo risco.

Procedimentos para abertura

Para abrir uma conta poupança você poderá dirigir-se a qualquer banco levando os seguintes documentos:

Cópia e original do CPF

Cópia e original do RG

Comprovante de endereço atualizado (conta de água, luz ou outro com até 90 dias)

A conta poupança pode ser aberta por pessoas acima de 16 anos de idade, para menores de 16 anos é necessário o pai, mãe ou responsável assinar pela conta.

Rendimento

O rendimento da poupança é bem baixo e é um dos investimentos que menos rende, mas por ser seguro é amplamente usado pelos brasileiros. Outras vantagens da poupança é que não há limite mínimo inicial de aplicação nem de resgate, o que faz deste tipo de investimento algo bastante atrativo e simples. Conta ainda a favor o fato de não ter taxa de administração, como é comum em outros investimentos.

Caderneta de poupança

A expressão caderneta de poupança era usada antigamente, pois especialmente na Caixa, quando você abria uma conta poupança, você recebia uma pequena caderneta onde constavam os dados da conta e inclusive o saldo. Quando criança lembro que eu tinha uma dessas e meu irmão que era o responsável pela conta as vezes ia à Caixa e eles atualizavam o saldo e anotava na caderneta.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade