Como abrir prompt de comando no Windows?

Home »

O que é exatamente o prompt do Windows e para que ele serve? Como proceder para abri-lo e como fazer o uso dele no gerenciamento de algumas tarefas mais comuns? Tipo: existem comandos ou alguma sequência que deve ser usada nele?

PG - PG


// Respostas

O chamado prompt de comando no Windows é um importante recurso usado para desenvolver diversas tarefas. Na verdade ele aciona o que os mais antigos da computação conheceram como o MS-DOS que era o sistema operacional anterior ao Windows. Quando o Windows surgiu por algum tempo os dois conviveram juntos e compartilhavam alguns recursos e conviviam bem. Depois de um tempo e com as novas e mais avançadas versões do Windows, o MS-DOS desapareceu, mas ficou o prompt de comando que é a interface exatamente como era no MS-DOS e lá tudo funciona via linha de comando.

Para abrir o Prompt de comando há vários caminhos, vamos a eles:

  • Tecla de atalho: Pressione as teclas Windows + R, digite CMD e tecle ENTER.
  • Menu no Windows 7 ou anterior: Vá em iniciar, depois em acessórios e depois em Prompt de comando
  • Menu no Windows 8: No menu iniciar clique com o botão direito do mouse e depois clique em Todos os Aplicativos que aparecerá na parte inferior da tela. Navegue na lista de aplicativos até Sistema do Windows e depois em Prompt de comando.


// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade