Como abrir empresa individual, MEI e simples?

Home »

Uma pessoa que deseja abrir uma empresa e pagar menos impostos deve optar por uma empresa individual ou pelo MEI? Neste caso nas duas opções se possível optar pelo Simples Nacional para redução dos impostos pagos? Como proceder para abrir uma empresa em uma dessas modalidades?

PG - PG


// Respostas

Na verdade é preciso considerar que há diferença entre a empresa individual e o MEI. Empresa individual é aquela onde ela é formada por apenas uma pessoa e portanto não há um contrato social já que não existe uma sociedade e se apenas a personalização jurídica de uma única pessoa. Em muitos casos é possível fazer parte do Simples Nacional e obter a redução de imposto previsto nesta modalidade, mas isto dependerá do ramo de atuação da empresa.

Veja muitas informações úteis de como abrir uma empresa individual aqui.

MEI é um Microempreendedor Individual e trata-se de uma nova modalidade de pessoa jurídica destinada a atender apenas a alguns tipos de profissionais, geralmente vendedores, ambulantes, profissionais que prestam serviços em casa, entre outros tipos de profissionais que estão previstos na lei do microempreendedor individual. A vantagem desta modalidade são os baixos custos com impostos, INSS e a possibilidade de tornar legal uma atividade que é exercida muitas vezes de maneira informal.

Veja quais categorias profissionais podem fazer parte do MEI e como se inscrever: http://www.portaldoempreendedor.gov.br



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade