Como a altitude influencia no clima?

Home »

É comum ouvirmos dizer que quanto maior a altitude, mais frio fica, isto comum nos altos montes onde geralmente é gelado. Como a altitude influencia no clima?

PG - PG


// Respostas

Muitos são os fatores que influenciam no clima, alguns deles são a latitude, as massas de ar, as chuvas, a umidade, os ventos, a maritimidade e continentalidade, etc. Mas um dos fatores que mais influenciam o clima é a altitude.

Você deve estar se perguntando, mas o que é altitude? É a distância vertical entre um determinado local da terra e o nível do mar. Essa distância é medida por metros para facilitar a numeração e ter um comum acordo em todo o mundo, assim se faz ciência.

O que faz com que a altitude influencie a condição climática é a pressão atmosférica, isto é, a pressão do ar. Isso acontece porque a pressão do ar é capaz de aumentar as temperaturas, logo, quanto mais pressão, mais quente e quanto menos pressão, mais frio.

Quanto mais uma região está próxima do nível do mar, ou seja, quanto mais baixa for, maior é a pressão atmosférica ali, e portanto, mais quente é o clima.

O mesmo se aplica a regiões mais altas, quanto maior for a altitude em relação nível do mar, menor é a pressão, e mais frio é a região.

Resumindo a questão: quanto mais altitude, mais frio e quanto menos altitude, mais calor. É desta forma que a altitude influencia no clima, mas outros fatores devem ser considerados. Por exemplo, regiões mais altas tem mais precipitações, chuvas ou neves, mais ventos e tudo isso ajuda com que as temperaturas sejam mais baixas.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade