Álcool ou gasolina? Qual é o melhor para abastecer um carro flex?

Home »

Um automóvel flex é aquele que permite o uso de dois tipos de combustíveis, como é o caso do da gasolina e do etanol. Embora seja possível misturar os dois combustíveis se a opção for por apenas um desses, qual seria a melhor alternativa para abastecer carro flex gasolina ou o álcool?

PG - PG


// Respostas

Depende de qual ponto de vista a pergunta se refere, pode ser do ponto de vista econômico e se for esse o caso é necessário analisar o preço da gasolina e o preço do etanol. Quando o álcool estiver e pelo menos 30% abaixo do preço da gasolina, financeiramente este é mais compensativo, caso contrário a gasolina é melhor.

Outro ponto de vista pode ser do consumo de combustível e acredita-se que com a gasolina você consiga rodar mais do que o álcool/etanol, variando de carro para carro. De maneira geral pelo menos uns 30% de ganho. Claro que alguns automóveis poderão ter ganhos maiores ou menores dependendo inclusive da maneira de dirigir, regulagem do carro, peso, etc.

Por fim este ainda a análise desempenho e resposta do veículo. Existem automóveis que podem perder potência com o etanol ou apresentar problemas de respostas, como acontece em alguns modelos de carros com motor 1.0 quando abastecidos no etanol.

Mistura de combustível

Meu carro, por exemplo, apresentou problemas quando os dois combustíveis eram misturados e o mecânico sugeriu que optássemos por etanol ou gasolina e como ele já apresentava muitos problemas para dar partida no etanol, ficamos com a gasolina. Desta forma a melhor alternativa pode variar muito e preciso fazer alguns testes para concluir se um carro flex deve rodar só no álcool, só na gasolina ou eventualmente nos dois combustíveis.


Qual a diferença do alcool que abastece o carro flex e o alcool que é misturado na gasolina?

Priscilka - Diadema


// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade