Verificação de conta com valor alto, cobrança indevida

Home » Serviços Públicos

O que fazer quando a conta de água é esgoto apresentar valores altos demais ou mesmo existir algum tipo de cobrança que você considere indevida? Como solicitar uma verificação para verificar a possibilidade de valores distorcidos.

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

A conta de água é considerada conta de consumo, assim como energia elétrica, gás e outras. No caso da água o valor cobrado refere-se a taxa de água e esgoto e tende a ter valores muito aproximados entre um mês e outro. As disparidades de valores podem ocorrer em alguns períodos do ano ou em certas situações onde é comum o aumento do consumo de água.

Verificação

Porém quando a conta vem com valores muito altos é porque alguma coisa pode estar errada, inclusive uma possível cobrança indevida. Neste caso é necessário fazer algumas verificações, como:

  • Compare o valor com os meses anteriores e inclusive com o mesmo período do ano anterior, pois talvez o aumento seja de fato verídico em função do aumento de consumo.
  • Verifique na fatura o que está sendo cobrado, pois o aumento poderá ser em função de um serviço que você tenha solicitado, alguma multa ou outro valor devido.
  • Compare o consumo em m/3 do mês referente a conta que você considera alta em relação aos meses anterior e verifique se houve um aumento muito grande. Se isto aconteceu sem que você tenha mudado o hábito de consumo de água, poderá existir vazamento.

Revisão da conta

Depois de todas as verificações sem constatar nada de anormal, entre em contato com a companhia de fornecimento de água da sua cidade e solicite uma revisão do valor da conta para evitar uma possível cobrança indevida. É importante observar que isto deverá ser feito antes do vencimento da conta.


// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade