Vale a pena quitar financiamento de veículo ou empréstimo consignado?

Home » Economia e dinheiro

Quando fazemos um financiamento ou um empréstimo qualquer é porque não temos o dinheiro e portanto buscamos a ajuda de um terceiro. Mas depois de algum tempo de andamento e com recursos em mãos, vale a pena quitar este financiamento, seja ele de veículo ou empréstimo consignado?

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

O financiamento de um veículo é uma modalidade muito usada no Brasil para compra de um carro novo ou mesmo de um usado, afinal nem todas as pessoas dispõe dos recursos financeiros necessários para compra do automóvel à vista o que é muito comum recorrer aos bancos e financeiras para obter o dinheiro para a compra daquele bem. O mesmo acontece com o chamado crédito consignado que uma pessoa também contrai uma dívida para usar o dinheiro para diversos fins.

Uma vez contraída uma dívida qualquer a pessoa deverá pagar mensalmente uma prestação cujo valor é usado para abater na dívida e também para o pagamento dos juros que estão embutidos nas prestações. Então a pergunta é se vale a pena quitar o financiamento ou crédito consignado antecipadamente? A resposta é sim, uma vez que o que ao eliminar essa dívida você estará eliminando uma série de juros que está embutido nas prestações futuras. Contudo é preciso ter cuidado na hora de negociar o pagamento, afinal se você está antecipando o banco deverá dar um desconto referente aos juros que você iria apagar no futuro, ou seja, o valor que você tem que pagar na quitação não é a quantidade das prestações vezes o valor delas. O banco deverá fazer o cálculo para encontrar qual é o seu real saldo devedor que geralmente é bem menor do que a multiplicação da quantidade pelo valor das prestações. O percentual de desconto varia de caso para caso e quanto mais próximo do final do financiamento, menos será o desconto que você irá obter.

Então olhando sobre esse ponto de vista é possível afirmar que vale a pena sim quitar um financiamento ou crédito consignado.


// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade