Vale a pena investir em ações na bolsa de valores?

Home » Economia e dinheiro

O mercado de ações é cercado de expectativas e medo, afinal há histórias de quem ganhou e ainda ganha muito dinheiro e há histórias de quem perdeu muito também. Para um pequeno investidor, a bolsa de valores é ou não uma boa opção? Investir em ações é para especialistas ou pessoas comuns podem fazer também?

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

Qualquer pessoa pode investir em ações na bolsa, especialmente agora que todo o processo é eletrônico e o acesso ao mercado de capitais tornou-se bastante simples e mais comum. Se vale a pena ou não é outra história e a provável resposta é depende. Depende do momento, do cenário econômico local e global, depende das políticas governamentais e de como elas estão interferindo ou irão interferir em curto ou médio prazo na economia do país, entre outros fatores.

Empresa

Quando uma pessoa compra uma ação, ela está se tornando sócia daquela empresa e portanto o desempenho da empresa irá determinar se valeu a pena o investimento. Fazer esta análise e enxergar lá na frente é uma tarefa difícil e neste caso os especialistas são importantes para fazer essas previsões.

Fundos e diversificação

Para quem deseja investir em ações e não quer correr muitos riscos a recomendação é procurar um fundo de investimento em ações, pois neste casos eles investem em diversas empresas e mesmo que uma tenha um desempenho ruim as demais acabam compensando e os ganhos não são tão altos, mas também podem não ser tão ruins. Alias o termo não coloque todos os ovos no mesmo cesto é uma clara indicação de que a diversificação dos investimentos é a saída mais segura em longo prazo.


// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade