Vale a pena antecipar o recebimento de 13º salário e IR?

Home » Economia e dinheiro

Os bancos oferecem alguns tipos de empréstimos além daqueles já tradicionais como é a chamada antecipação do 13º salário e também a antecipação do imposto de renda. Mas vale a pena antecipar o recebimento de 13º salário e IR nos bancos?

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

É sempre difícil afirmar se vale a pena ou não visto que são diversas variáveis que precisariam ser analisadas, muitas delas subjetivas, inclusive. Mas primeiro entenda como funciona essas linhas de créditos que os bancos oferecem.

Antecipação do 13º salário

Você contrata este serviço e o banco libera de imediato para você o valor que você terá de receber de 13º salário na empresa onde você trabalha. Esta restituição pode chegar em até 100% do valor que você tem direito. O pagamento geralmente é feito no dia em que eu você receber o 13º. Segundo o Bradesco, a taxa de juros para esta operação é de 3,26% ao mês, o que daria 46,96% ao ano. Uma taxa bem salgada, por sinal.

Antecipação da restituição do imposto de renda

A antecipação da restituição do imposto de renda segue basicamente as mesmas condições acima, ou seja, você recebe antecipadamente o valor que tem direito a receber como restituição do IR e na data que a Receita liberar o pagamento você deverá pagar o empréstimo junto ao banco. Em alguns casos o prazo para pagamento pode ser maior. Santander e Bradesco não divulgam no site a taxa de juros cobrada nesta operação. Em uma simulação no site do Itau a taxa apresentada foi de 4% a.m.

Vale a pena

Sinceramente eu não faria a menos que houvesse muita necessidade. A taxa de juros é muito alta e acaba comprometendo um pouco. Existem linhas de créditos bem mais baratas, como os da Caixa e se houve a necessidade, valeria a pena recorrer a essas linhas do que a antecipação do IR ou do 13º salário.


// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade