Vale a pena abrir uma franquia?

Home » Economia e dinheiro

O sonho de ter o negócio próprio é comum em muitas pessoas, afinal ter liberdade para poder operar sua própria empresa e desenvolver a gestão desejada de um negócio é algo que agrada muita gente. Mas ao abrir uma empresa, seria melhor começar do zero ou optar por uma franquia de alguma marca já conhecida e com notável experiência no mercado onde ela atua?

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

Todas as pessoas que desejam abrir um negócio próprio realmente precisam avaliar bem as alternativas disponíveis para evitar problemas depois. Uma franquia é uma boa alternativa e deve ser levada em conta na avaliação sim. Se vale a pena ou não abrir uma franquia, isto irá depender de vários fatores. Creio que alguns desses fatores estão a afinidade com o negócio e o tipo de negócio versus o mercado local.

Afinidade

Por afinidade entende-se o que a pessoa que deseja abrir uma franquia sabe sobre a operação daquele negócio. É verdade que existem treinamentos, mas se você não tiver cultura para aqui, dificilmente irá prosperar. Normalmente as pessoas precisam buscar franquias relacionadas a aquilo que elas tem um pouco de paixão para fazer, acho que nesses casos vale mais a pena.

O outro ponto que eu observo é um olhar mais técnico sobre o mercado local onde a franquia será aberta. Existe cultura ali para esse tipo de negócio ou consumo deste produto ou serviço? Fazer uma relação entre o produto ou serviço que será oferecido e o mercado local não é tão simples, mas é imprescindível para entender se haverá ou não aceitação desde novo empreendimento.

Acho que de maneira geral vale apena sim abrir uma franquia, mas os aspectos mostrados acima são importantes e precisam ser bem avaliados.


// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade