Que diferença há entre PIS e PASEP?

Home » Serviços Públicos

Quem é trabalhador tem direto a vários benefícios sociais no Brasil e para que isso ocorra é necessário ter cadastrado em vários desses programas, como o PIS e o PASEP. Mas que diferença há entre eles para o trabalhador? São programas complementares ou são distintos em termos de benefícios para quem trabalha?

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

O PIS – Programa de Integração Social é usado para integrar o trabalhador à empresa e ao governo para que este possa ter acesso aos programas sociais relacionados ao trabalho. O PIS é representado por um número que serve por toda a vida, mesmo que o trabalhador venha mudar de emprego.  A inscrição no PIS é feita quando o trabalhador entra no primeiro emprego, neste caso cabe à empresa verificar se o mesmo está registrado e caso não esteja providenciar o formulário: Documento de Cadastramento do Trabalhador. O cadastro é efetivado em qualquer agência da Caixa.

As empresas privadas devem fazer a contribuição do PIS em favor dos funcionários.

PASEP

O PASEP é o Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público e segue basicamente a mesma linha do PIS, mas é direcionado aos servidores públicos, enquanto o PIS é direcionado para trabalhadores em empresas privadas. O PASEP é administrado pelo Banco do Brasil e o PIS pela Caixa. Na prática ambos são contribuições sociais para o trabalhador formal no Brasil.


// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade