Qual as diferenças entre Etnia, Povo, Raça e Nação

Home » Utilidade Pública

Qual as diferenças entre Etnia, Povo, Raça e Nação? Quais as principais diferenças entre esses termos e os conceitos das palavras Etnia e Povo.

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

Etnia, povo, raça e nação são quatro definições com significados diferentes, porém usualmente seu conceito pode ser mal compreendido ou mal utilizado. Cada um desses termos possui um significado diferente e tem ligações diferentes, tais como características e quesitos que fazem a sua distinção. É importante saber qual a definição para cada palavra, equivocar-se nesse caso é bastante comum. Para ter uma noção do significado de cada uma dessas palavras acima veja suas variações e explicações de serem totalmente distintas:

Etnia

A definição de etnia é muito usada geralmente para classificar e identificar um grupo de pessoas que possuem certas características em comum, tais como a mesma língua, valores e a mesma cultura, bem como tradições e características históricas, formas de vestir e atuar, hábitos gastronômicos, entre outros. Geralmente se confunde quando se faz referencia a etnia como grupo minoritário e/ou como raça.

Povo

Essa definição é usada para classificar um grupo de pessoas que usualmente possuem unicamente um ponto em comum, por exemplo: povo brasileiro, povo rico, povo indígena e etc.

Raça

São características físicas e biológicas de um grupo de pessoas que provem de uma mesma região geográfica, na maioria dos casos, mas não necessariamente. Características precisamente biológicas como a cor da pele, dos olhos, tipo de cabelo, formato da cabeça, dentre outros são elementos determinantes. A raça está presente na genética de uma pessoa quando nasce como, por exemplo: podemos concluir que uma pessoa de olhos puxados tem descendência asiática, apenas por saber que lá são comuns pessoas com esses traços físicos.

Nação

A idéia e conceito de nação se relaciona diretamente com o sentimento e a consciência coletiva, identidade social, costumes e tradições culturais de um grupo de pessoas que compartilham e aceitam ser parte desse grupo organizado em sociedade. É comum se dirigir a um país como nação, pois nele há sempre uma maioria de pessoas que se identificam com as características tanto históricas como sociais.

Para concluir, podemos dizer que suas diferenças são relativamente claras. Entre raça e etnia podemos distinguir que o conceito de raça se refere diretamente aos rasgos morfológicos, seja cor da pele, olhos, estrutura física, entre outros. A etnia refere a comunidade mesma formada por laços de afinidade entre as pessoas do grupo e seus hábitos e tradições.

Também, podemos distinguir as diferenças entre povo e nação. O conceito de povo não implica necessariamente ser parte de uma nação. Refere-se diretamente a um ponto em comum do grupo de pessoas. O conceito de nação já implica a organização política e social, baixo uma constituição, numa região geográfica determinada. A nação pode abrigar diversos povos.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Etnia

http://escolavirtualparavestibular.blogspot.com.br/2011/08/etnia-raca-nacao-e-povo.html


// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade