Qual a diferenças das siglas ANATEL e ANAEEL?

Home » Serviços Públicos

É comum ouvirmos falar dos termos ANATEL e ANAEEL nos telejornais, revistas, jornais e outros assuntos relacionados a notícias de governos. O que significa essas siglas do governo que tanto falam nos telejornais?

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

As siglas ANATEL e ANAEEL referem-se a duas agências reguladoras do governo federal, com atuação em telecomunicações e energia elétrica, respectivamente. A definição de cada sigla é a seguinte:

ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações

A Anatel é uma agência do ministério das comunicações responsável pela regulação do setor de telecomunicações no Brasil que envolve a telefonia fixa e móvel, internet, TV aberta e TV paga, entre outras áreas das telecomunicações.

ANAEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica

A ANAEEL é uma agência reguladora do setor de energia elétrica e tem atuação junto as empresas operadoras, desde produção, distribuição e entrega da energia elétrica nas empresas e residências no país. Esta agência é do setor de Minas e Energia.

Essas duas agências tem papel fundamental no país, pois o Brasil passa por uma crise no setor de energia elétrica com alguns históricos recentes de apagões e constantes rumores de falta de eletricidade por conta do aumento do consumo de maneira desproporcional à produção. Já as telecomunicações vem sofrendo pressões, especialmente pela melhoria da qualidade dos serviços de internet que ainda estão longe de serem ideias e também da telefonia móvel que é alvo de muitas reclamações no Brasil.


// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade