Qual a diferença entre vestibular e processo seletivo?

Home » Cursos Superiores

Existe alguma diferença de fato entre o termo vestibular e processo seletivo que as faculdades e universidades usam com frequência para selecionar alunos que irão fazer parte do seu quadro de alunos e preencher as vagas para seus cursos?

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

Os termos vestibular e processo seletivo são muito usados por universidades ou faculdades que precisam usar este meio para fazer a seleção dos alunos que irão compor as vagas disponíveis para os seus cursos superiores. As diferenças entre os dois termos na verdade não existe e embora sejam escritos de forma diferente, eles são sinônimos e são usados para fazer experiência a mesma coisa, ou seja, realizar a seleção de alunos através da aplicação de uma prova ou outros processos que finalmente os aprovados estarão habilitados a fazer o curso que desejar naquela instituição. Veja abaixo algumas informações sobre processo seletivo continuado e vestibular tradicional.

Processo seletivo continuado

Algumas universidades adotam o chamado processo seletivo continuado que na verdade é um vestibular ininterrupto onde o aluno pode se inscrever a qualquer época do ano e realizar a prova de exame de seleção, este tipo de processo seletivo é mais comum para as instituições particulares, sendo bastante comum nos cursos de educação a distância que não obedece necessariamente a um calendário muito rígido para o início de suas turmas.

Vestibular tradicional

Já o vestibular tradicional é aquele que acontece em uma data específica e com aplicação de uma prova única e uniforme para todos os candidatos daquele vestibular. O vestibular tradicional é muito utilizado nas universidades públicas e são  extremamente concorridos pelo fato deles proporcionarem o acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade das melhores universidades do brasil.

Enem, FUVEST e outros

Como exemplo estão os exames da Fuvest que dão acesso a USP, da Unicamp e agora o Enem, que embora tenha sido criado para outro fim, tornou-se na verdade uma espécie de processo seletivo para os cursos superiores nas universidades federais.


Processo seletivo tem sentido mais amplo, ou seja, ele é gênero do qual vestibular é espécie. Assim, o processo seletivo não pode ser sinônimo de vestibular, haja vista que o ingresso a um cargo público, em regra, se dá por concurso público que também é um processo seletivo, mas não é um vestibular. Portanto, vestibular é um processo seletivo usado por faculdades e universidade para selecionar alunos para cursar o ensino superior. Já processo seletivo significa todo tipo de concurso (mis, vestibular, corrida de são silvestre, concurso público e etc.) por um processo de "funil" ou "peneira" escolhe dentre todos os candidatos, aquele que tem maior aptidão para o cargo ou função exigidos pelo edital, por meio da meritocracia.

Edson Nogueira de Oliveira - Sao Paulo

// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade