Qual a diferença entre ajuste e regulagem?

Home » Educação

Quando levamos o carro ao mecânico devemos pedir para ele fazer um ajuste ou uma regulagem? Essas palavras têm diferenças quanto ao sentido delas no aspecto prático? Ou seja, se eu pedir um ajuste no câmbio será feito um serviço diferente do que se eu pedir uma regulagem no câmbio?

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

A expressão regulagem e ajuste frequentemente é usada  para designar a mesma coisa, isto vai depender muito do entendimento de quem está falando e também da percepção do ouvinte. Na prática acredito que existem algumas diferenças entres estrelas elas. Veja o que o Dicionário Priberam define sobre ajuste:

  1. Ato de ajustar.
  2. Contrato.
  3. Combinação.
  4. Liquidação (de contas).

"ajuste", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/ajuste [consultado em 24-10-2013].

Perceba então que ajuste tem aplicação um pouco mais ampla. Ao fazer um contrato, está sendo feito um ajuste ou uma contratação, quando duas pessoas fazem determinado acordo, seja ele formal ou informal, também está sendo feito um ajuste, assim como quando uma conta é paga, pois neste caso foi feito um ajuste de contas.

Regulagem está mais voltado para o campo da mecânica onde a palavra tem o sentido de consertar algo ou melhorar sua maneira de trabalhar, seja ela eletrônica, mecânica ou até manual.

 


// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade