Qual a definição das siglas CPF, CNPJ e SPC?

Home » Utilidade Pública

Qual a diferença e definição das siglas CPF, CNPJ e SPC? Quando é usado cada uma delas? CPF é para pessoas normais e CNPJ é para empresas? É SPC qual o significado desta sigla e quando ela é usada?

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

Essas siglas referem-se alguns tipos de cadastros que ocorrem em três situações específicas. O primeiro é para pessoas físicas, o segundo é para pessoas jurídicas e o terceiro pode ser para ambos os casos. Vamos a eles.

CPF  - Cadastro de Pessoa Física

É um cadastro da Receita Federal no Brasil usado para identificar pessoas físicas perante o governo para fins de tributação e contribuição de diversas naturezas. O número do CPF é usado também por outras empresas por ser muito seguro e único para cada pessoa.

CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas

É similar ao CPF, porém é específico para empresas. No ato de abertura de uma empresa, a mesma deve ser inscrita no CNPJ para que possa ser identificada pela Receita para fins de fiscalização, pagamento de impostos e outras atividades contábeis, financeiras, jurídicas, etc. Antigamente o CNPJ chamava-se CGC.

SPC – Serviço de Proteção ao Crédito

Este é o famoso cadastro de pessoas que estão com algum problema de restrição ao crédito. Normalmente as lojas, bancos e outras empresas enviam para esse cadastro pessoas que deixaram de cumprir as obrigações financeiras com um contrato ou uma compra que tenham feito.


// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade