Quais os tipos de indústria?

Home » Utilidade Pública

Quais são os tipos de indústria que existe e quais os exemplos de indústria? Se possível mostrar as classificações da indústria.

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

Indústria é todo tipo de esforço ou trabalho humano que tem como objetivo transformar matérias primas em outros produtos, que por sua vez, irão possuir maior valor agregado do que as matérias primas iniciais do processo produtivo.

Economicamente falando, a indústria é considerada como sendo o setor secundário da economia, o primário é a agricultura e o terciário o setor de serviços.

Tipos de indústria

Podemos classificar as indústrias existentes de acordo com os tipos de produtos que elas produzem. Exemplos:

Indústria de base: A indústria de base é aquela que produz seus produtos a partir da matéria prima bruta ainda não trabalhada. Geralmente possui atividades extrativistas e está localizada afastada do consumidor final. Este tipo de indústria por vezes também é considerado como sendo a indústria "pesada", pois lida com grandes quantidades de matéria prima. Como exemplos de indústrias de base, podemos citar: a indústria metalúrgica, indústria de cimento, indústria petroquímica, cerâmica etc.

Indústria de bens intermediários:

É a indústria cuja matéria prima inicial são os produtos produzidos pelas indústrias de base, ou seja, elas utilizam o ferro , o aço a madeira e outros produtos já previamente trabalhados pelas industrias de base, no inicio de seu processo produtivo. Em geral, as indústrias de bens intermediários são as produtoras de maquinas, peças e maquinários que serão utilizados por outras indústrias.

As Indústria de bens de consumo

As indústrias de bens de consumo produzem os produtos que serão consumidos pela maioria da população e justamente por este motivo normalmente estão localizadas nas proximidades dos grandes mercados consumidores com o objetivo de reduzir os custos no transporte dos produtos e também garantir um abastecimento constante do mercado. Os bens produzidos por este setor da indústria podem receber duas classificações: produtos duráveis e não-duráveis.

1. Bens duráveis

Como o próprio nome já diz, esta indústria produz produtos não perecíveis e de maior durabilidade, exemplos: indústria de moveis , industria automobilística , industria eletrônica .

2. Não-duráveis

São produtos de maior perecibilidade ou então produtos que se extinguem após serem utilizados algumas vezes, exemplos: indústria alimentícia, indústria farmacêutica, indústria de cosméticos, fabricas de roupas, calçados, etc.

No entanto, também devemos nos lembrar da existência de pequenas exceções às regras acima descritas, como por exemplo, o caso de grupos ou empresas que possuem mecanismos comuns de geração de lucros, mesmo não produzindo nenhum tipo de produto, como por exemplo: A indústria bancaria.


// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade