Quais os juros do cheque especial em vários bancos?

Home » Economia e dinheiro

É possível saber quais os juros do cheque especial cobrados nos bancos no Brasil? Tipo quais os bancos que tem as taxas de juros mais altas e qual tem as melhores taxas? Os juros do cheque especial é fixado pelo Banco Central ou cada instituições pode trabalhar com a taxa que quiser?

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

Primeiro é preciso definir o que são juros do cheque especial e quando eles são cobrados. Esses juros são cobrados do correntista que tem limite estabelecido pelo próprio banco para uso do cheque especial. Quando o correntista faz o uso deste limite, seja total ou parcial, o banco aplica a taxa de juros vigente ao limite durante o período de utilização.

A taxa de juros do cheque especial não é controlada ou fixada pelo Banco Central, já que no Brasil é livre este tipo de cobrança é livre e segue a lei do mercado. Contudo o Banco Central tem o controle no sentido de acompanhar e divulgar as taxas que são praticadas em cada banco, dando assim aos correntistas a oportunidade de mudar de banco, se for o caso, para obter taxas mais atrativas.

Você poderá consultar aqui a tabela completa com as taxas de juros aplicadas ao cheque especial nos bancos brasileiros. Note que logo no início é mostrado o período de vigência dessas taxas. Observe que este período é de uma semana, portanto as informações desta tabela são bastante atualizadas.

Observação: Na data desta resposta os bancos com maiores taxas de juros eram:

  • Citybank
  • Santander
  • HSBC
  • Banco Rendimento
  • Mercantil do Brasil
  • Bradesco
  • Itaú

Curiosamente os bancos com as taxas de juros mais altas são também os maiores ou pelo menos estão entre os maiores. Será que é só coincidência?


// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade