Quais indústrias foram as pioneiras da revolução industrial?

Home » Economia e dinheiro

A revolução industrial mudou o mundo e a maneira de produzir foi revolucionada. Quais indústrias foram as pioneiras da revolução industrial?

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

Na primeira fase da Revolução Industrial (1760-1850), a Inglaterra se tornou líder na industrialização de produtos. As indústrias pioneiras foram sem dúvidas, em primeiro lugar, a indústria têxtil, e em seguida, a metalúrgica.

O grande desenvolvimento da indústria têxtil na época é explicado diante da grande oferta de  matéria prima, como o algodão dos Estados Unidos e a mão de obra barata. Isso barateava os custos da produção  e produziam lucros altíssimos. Os lucros, por sua vez, eram aplicados no aperfeiçoamento das tecnologias usadas e no setor produtivo.

As pesquisas em novas fontes de energia também tiveram grande espaço a partir da primeira fase da Revolução Industrial. Tal revolução possibilitou o êxodo rural e o aglomeramento de pessoas em grandes centros industriais e comerciais, como Londres e Paris em 1880. O proletariado, isto é, os trabalhadores, por consequência, se tornaram cada vez mais distantes socialmente dos empregadores, os grandes donos das indústrias, aumentando a desigualdade de renda e a miséria nestes grandes centros.


// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade