Quais cidades tem segundo turno nas eleições?

Home » Serviços Públicos

No Brasil as eleições acontecem geralmente em dois turnos, mas parece que nem todas as regiões do país isto acontece. Quais os critérios para definir as cidades que têm segundo turno ou as cidades em que as eleições são definidas apenas no primeiro turno? Isto vale para todas as eleições vão apenas as municipais?

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

A regra do segundo turno nas eleições segue alguns critérios quando ao desempenho dos candidatos no primeiro turno, bem como às características populacionais das cidades em caso de eleições municipais. Basicamente há duas situações que devem ser consideradas para entender o segundo turno.

Desempenho dos candidatos

Se um candidato alcançar no primeiro turno mais de 50% dos votos válidos, não há segundo turno. Isto vale para os cargos de prefeito, governador e presidente da república. Caso o candidato mais votado não alcançar 50% dos votos válidos a eleição vai para segundo turno e tem direito a continuar na disputa apenas os dois candidatos mais votados.

Eleições municipais

No caso das eleições municipais há uma particularidade, pois as cidades com população inferior a 200 mil habitantes não têm segundo turno, independente do desempenho dos candidatos a prefeito. Nas cidades com população acima de 200 mil habitantes, vale a regra acima explicada.


// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade