Quais blocos econômicos o Brasil faz parte?

Home » Economia e dinheiro

O que vem a ser um bloco econômico e quais deles o Brasil participa atualmente? Quais as vantagens que esses blocos proporciona aos países participantes?

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

Primeiramente precisamos definir o conceito de “blocos econômicos” os blocos econômicos são uma espécie de acordo intergovernamental, que por vezes podem fazer parte e serem conseguidos por meio de uma organização intergovernamental, onde a base principal do acordo costuma ser o fato de que as barreiras comerciais serão reduzidas ou eliminadas entre os países participantes do bloco.

Apesar de realizar negócios com diversos países mundo afora e ter tratados e outras alianças, o Brasil até o momento apenas participa mais ativamente de um único bloco econômico denominado de Mercosul (Mercado Comum do Cone Sul). Inicialmente este bloco econômico, contava com a participação dos seguintes países, a saber: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

No entanto, o Paraguai deixou o bloco em  junho de 2012, devido ao impeachment sofrido pelo  presidente Fernando Lugo, o que ameaçou a estabilidade da democracia naquele  país, e por conta disto  a Venezuela foi aceita como o mais novo membro ativo e participante do Mercosul.


// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade