Quais as principais diferenças entre filosofia e mito?

Home » Educação

Quais são as principais diferenças existentes entre a filosofia e o mito? Como diferenciar uma coisa da outra em termos conceituais?

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

O mito coloca o tempo da narrativa no passado, narrando a origem por meio de genealogias, rivalidades e alianças das figuras divinas. Essas figuras são personalizadas, elas amam, odeiam, se vingam, assim como os humanos.

Já a filosofia tem a preocupação de explicar o como e o porque de eventos notados tanto no passado, quanto no presente e também no futuro. Seu foco é a explicação do que vê por meio de elementos e causas naturais. Tem um caráter impessoal, diferente do mito.

Contradições não são aceitas na filosofia, assim como fábulas e explicações sobrenaturais. Como uma ciência, a filosofia exige a lógica, parecido com o conceito de Aristóteles. A razão é de suma importância.

O mito, por sua vez, não se importa com contradições, trabalha sempre no patamar do sobrenatural, do transcendente e daquilo que não pode ser compreendido pelos homens.

A principal semelhança é que ambos tentam explicar elementos do mundo, que muitas vezes são incompreensíveis ao homem. E a principal diferença é que enquanto a filosofia busca a razão, o mito é sempre transcendental.


// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade