Quais as origens do carnaval aqui no Brasil?

Home » Curiosidades

No Brasil e em alguns países o carnaval é uma festa muito popular e que atrai a atenção de muitas pessoas, especialmente de turistas. Mas quais as origens do carnaval aqui no Brasil?

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

As origens do carnaval no Brasil têm relação com o período colonial, quando o entrudo começou a ser festejado pelos escravos. O entrudo foi a primeira manifestação carnavalesca no Brasil, é uma festa portuguesa e os escravos, no entrudo, pintavam os rostos, jogavam farinha e bolinhas de água nos colegas.

Essas bolinhas tinham não apenas água, mas também cheiro, as vezes, cheiros agradáveis e outras vezes, cheiros ruins. Embora, o entrudo fosse visto como uma prática violenta, ele era muito popular entre os escravos.

Já no sec. XIX, o entrudo passou a ser visto como crime no Rio e a elite criou bailes de carnavais em clubes fechados, com direito até a sociedades, como foi o caso do Congresso das Sumidades Carnavalescas, que desfilavam nas ruas. Se por um lado, o entrudo, festa popular dos pobres na rua, era reprimido, por outro, esses bailes da burguesia ganhavam cada vez mais espaço.

No século XX, houve uma grande popularização do carnaval no país, tornando-se popular na burguesia e no povo. Surge o samba e as escolas de samba em 1920, as primeiras foram Deixa Falar e Vai como Pode. Por último, em 1984, foi inaugurado o Sambódromo no Rio de Janeiro, com desenho do arquiteto Oscar Niemeyer, e hoje se tornou um dos maiores símbolos do carnaval brasileiro.


// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade