Porque protestar? Qual o benefício dos protestos

Home » Utilidade Pública

Comum em outros países e agora parece que caiu também no gosto dos brasileiros, os protestos chamam a atenção pela mobilização que eles provocam na sociedade. Mas por que protestar e para quê? Quais os benefícios imediatos ou em longo prazo das atividades protestantes?

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

Os protestos são manifestações populares, espontâneas ou estimuladas, que demonstram de alguma forma a insatisfação das pessoas com alguma coisa no país, na cidade onde vivem, na empresa onde trabalha ou em outro local qualquer. No Brasil existe a chamada liberdade de expressão, direito que não pode ser violado e que garante que as pessoas possam expressar-se livremente expondo suas opiniões e manifestando quer a favor, quer contrário a alguma coisa.

O recado que os protestos enviam é de insatisfação e portanto desejo de mudança. Para protestar é preciso deixar também muito claro qual é a insatisfação e o que deve ser mudado. Protesto sem proposta é pura baderna e euforia popular apenas.

Resultado dos protestos

Os protestos já derrubaram regimes políticos, governos, ditaduras e provocaram muita mudança em várias partes do mundo. No Brasil os casos mais conhecidos foram na área política com os protestos de 2013 durante a Copa das Confederações que culminou em mudanças pontuais em algumas cidades na revogação dos reajustes das passagens de ônibus e provocou certa inquietação no governo federal.

Protestar é preciso! Sempre que algo sai dos trilhos é preciso gritar, manifestar e expressar a insatisfação, mas é preciso fazer com decência e ordem, colocando junto as propostas e o diálogo para que os resultados sejam alcançados.


// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade