Porque igreja não paga imposto?

Home » Utilidade Pública

Ouvi dizer que as igrejas tanto a católica, evangélicas e outras não pagam impostos, isto é verdade? Qual o motivo disso acontecer, visto que as demais empresas são obrigadas a pagar seus impostos? Isto não pode ser um caminho para muitos usarem para lavar dinheiro sujo?

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

A Constituição Federal do Brasil em seu artigo 150, garante que a união, estados e municípios não podem cobrar impostos sobre “templos de qualquer culto”. Isto significa na prática que todas as religiões estabelecidas no Brasil não precisam pagar qualquer tipo de imposto já que a constituição cita os poderes municipais, estaduais e o federal.

A razão para que isso tenha ocorrido são provavelmente duas: A primeira é que as igrejas prestam relevantes serviços à comunidade, muitas delas ajudam inclusive financeiramente as pessoas necessitadas, sem contar em programas de ajuda às pessoas a se libertarem de vícios, jogatinas e outros males às famílias.

A segunda razão é que o Brasil é um estado laico, isto é, não tem uma religião oficial e por isso dá o benefício a todos, este mesmo tratamento é dado também aos partidos políticos que também não pagam impostos. Desta forma o governo não tem como manipular através de benefícios exclusivos uma determinada igreja ou um partido político.


Gostei da resposta. Era uma dúvida que eu tinha e achei simples a resposta, pra o entendimento geral. Valeu!

Paulo João Duque Leal - Recife

// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade