Porque a Zona Franca de Manaus foi criada e sua importância?

Home » Economia e dinheiro

Porque ou por quais razões a chamada Zona Franca de Manaus foi criada e desde então qual sua importância para a região e para o Brasil? Existe algum tipo de benefício para as empresas que se instalam lá?

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

A Zona Franca de Manaus foi criada em 1967 pelo governo brasileiro com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico da Região Amazônica. As empresas instaladas na região recebem já de início isenção de 10 anos do IPTU e das taxas de serviço de limpeza e conservação pública, sendo este benefício concedido este pela prefeitura local da cidade de Manaus.

As empresas instaladas na zona franca também recebem isenção dos impostos federais de importação e exportação, além de desconto parcial no ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação)

Apesar de todos estes descontos e isenções a região é uma importante fonte de arrecadação pública para o estado do Amazonas e para o Brasil. A zona franca de Manaus se destaca pela produção de produtos tecnologicamente avançados como TVs, celulares, videogames, computadores e até mesmo motocicletas são produzidos em seu território.

As principais críticas à zona franca de Manaus se referem em especial a sua localização de difícil acesso, que dificulta à logística e encarece os custos de transporte, anulando assim parte dos benefícios adquiridos com a isenção de impostos para as empresas instaladas naquele setor.


// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade