O que significa as siglas ONU, OTAN e OPEP?

Home » Utilidade Pública

A ONU é o principal órgão do mundo? Qual a sua função e o que exatamente ela faz? Qual o significado dos termos relacionados às siglas ONU, OTAN e OPEP? Qual o papel desses órgãos no controle mundial e na relação com os países?

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

A sigla ONU é de Organização das Nações Unidas, um organismo internacional que foi criado no período imediatamente posterior a segunda grande guerra, também conhecida como II Guerra Mundial que devastou países e dizimou vítimas pelo mundo, inclusive com o Holocausto onde acredita-se que aproximadamente 6 milhões de judeus tenham sido mortos pelo ditador alemão Adolf Hitler.

A função da ONU era de unir os países e trabalhar pela paz e evitar os horrores da guerra em qualquer parte do mundo. Inicialmente 50 países elaboraram a Carta das Nações Unidas. O Brasil é um dos membros da ONU.

Conheça mais sobre a ONU aqui: http://www.onu.org.br/

OTAN – Organização do Tratado Atlântico Norte

Em inglês a sigla é NATO de North Atlantic Treaty Organization. É uma organização com sede em Bruxelas na Bélgica que tem como proposta um sistema de defesa coletiva dos países membros que são os seguintes: Albania, Bélgica, Bulgária, Canadá, Croácia, República Theca, Dinamárca, Estônia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islãndia, Itália, Latvia, Lituânia, Luxemburgo, Holânda, Noruega, Polônia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos.

Saiba mais em: http://www.nato.int

OPEP - Organização dos Países Exportadores de Petróleo

Como o próprio nome já diz é uma organização dos países que produzem e exportam petróleo. Atualmente os seguintes países são membros: Argélia, Angola, Equador, Irã, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria, Qatar, Arabia Saudita, Umirados Arabes Unidos, Venezuela.

Segundo informações do site da instituição a missão da OPEP é:

De acordo com seu Estatuto, a missão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) é coordenar e unificar as políticas de petróleo de seus países membros e assegurar a estabilização dos mercados de petróleo a fim de garantir um suprimento eficiente, econômica e regular de petróleo para os consumidores, uma renda estável para os produtores e uma justa remuneração do capital para os investimentos na indústria do petróleo.

Mais informações: http://www.opec.org


// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade