O que é o DDA – Débito Direto Autorizado nos bancos?

Home » Economia e dinheiro

O termo DDA significa Débito Direto Autorizado, mas o que é exatamente esse DDA e como ele funciona? DDA é a mesma coisa que débito automático de contas que acontece nos bancos para pagamento sem a necessidade de emissão de um boleto ou uma fatura de pagamento?

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

O DDA conforme citado na pergunta significa  Débito Direto Autorizado, ele foi criado como  o claro intuito de eliminar ou pelo menos minimizar o uso de boletos bancários que gera custo para o banco e para o consumidor também.

O DDA funciona assim:

  • A empresa emite uma cobrança que deverá ser enviado para um cliente.
  • O banco recebe esta cobrança e ao invés de fazer a impressão de um boleto de papel gera uma cobrança eletrônica e faz o lançamento dela na conta do cliente.
  • O cliente acessa sua conta pela internet ou nos caixas eletrônicos, visualiza a cobrança e então decide pagá-la. Ao pagar é feito a baixa automática daquela conta e o crédito na conta da empresa que gerou a cobrança.

Desta forma seu funcionamento é muito parecido com o que acontece com um boleto, a diferença é que tudo é feito eletronicamente sem a necessidade de impressão em papel.

Qual a diferença entre DDA e débito automático?

O débito automático faz o pagamento da conta, ou seja, o débito e pagamento, enquanto que o DDA gera apenas um aviso que existe uma conta e você precisa acessar e fazer o pagamento dela.


// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade