graduação em direito à distãncia

Home » Educação

Eu gostaria de saber se existe alguma faculdade no Brasil que oferece o curso de direito à distancia reconhecido pelo MEC. Obrigada

[ Quero Responder ]

Andréia Gusmão - São Paulo


// Respostas

Andréia. Como eu já havia imaginado que alguém iria me perguntar isso, me antecipei. Dias atrás, entrei em contato com algumas faculdades EAD questionando porque alguns cursos não fazem parte dos portifólios a distância. Citei os cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Direito. Só obtive uma resposta. Segundo eles não há impedimento por parte do MEC para oferecer esses cursos, porém, nos casos em que há conselho, como o caso de direito, é necessário uma consulta e possivelmente a autorização do conselho também. Pelo menos foi isso que entendi. A conclusão que cheguei foi a seguinte: No caso do curso de direito, certamente a OAB deverá fazer um monte de exigências paras as faculdades oferecerem o curso a distância. Estou me baseando na prova da AOB que é super difícil e já barrou muitos advogados formados. Então, por enquanto, o curso não está sendo eferecido no Brasil na modalidade a distância, mas vamos torcer para que logo alguma faculdade resolva oferecer.

Luis - Limeira/SP

já fiz Matemática e Direito (cursei uns períodos de ADM tb), hoje sou servidor público federal e de todas estas faculdades a que mais se encaixa em um perfil de EAD é a faculdade de Direito. Ela é bem menos complexa que um bacharelado em Matemática com certeza. O que as pessoas precisam aprender é saber de fato o que é EAD.

LEONARDO - Rio de Janeiro

Concordo plenamente com os defensores do curso de Direito à Distância. Quem nao se lembra das vezes em que estudou sozinho e/ou de madrugada para passar no vestibular? Nao passamos simplesmente porque frequentamos um cursinho ou porque nosso ensino médio foi de qualidade, passamos porque nos dedicamos, nos empenhamos passando horas a fio formulando, pensando, colocando em prática teorias, vencendo o cansaço e estudando até mesmo naquele momento em que a coisa mais maravilhosa do mundo seria cair na cama e dormir. Foi assim comigo... É assim com muitos que levam a vida a sério e tem consciencia do seu papel... Sendo presencial ou nao, quem tem compromisso faz acontecer. E o curso de Direito à distância faria tudo isso acontecer comigo... e com você. Vamos lutar por isso!

Leonice - Cuiabá

Quantos servidores públicos que nunca cursaram faculdade de Direito estão empregados no Judiciário Federal por terem desbancados muitos e muitos advogados que fizeram curso presencial. Eu mesmo conheço vários servidores que têm somente o 2º graus (e fazendo curso em ADministração, Contábeis etc) que estudaram sozinhos em casa e conseguiram desbancar muitos "juristas". Então o que vale é o aluno, não a instituição. E estudar sozinho para concurso, considero que seja o mesmo que fazer uma graduação de Direito a distância. Considero também que fazer Matemática e Física a distância é muito mais difícil do que Direito. O problema é que existe uma máfia na OAB que não deixa isso ir pra frente. Temos que pressionar os nossos congressistas enviando-os e-mails.

Marcos_PI - Teresina

Só para complementar, observem na internet que a OAB está promovendo cursos de pós- graduação em Direito a distancia.Isto é muita cara de pau e cinismo, fazem de tudo para impedir a graduação colocando dúvidas quanto a qualidade do EAD e promovem a pos graduação. É só no Brasil mesmo!

José Carlos - Guarapuava

Muito bom este tema. Procuro EAD de Direito há 2 anos com consultas periodicas a OAB-SP e sempre tenho a mesma resposta negativa. Minha esposa fez ADM via EAD e achei um sistema maravilhoso de ensino. Sou Engenheiro fomado por curso presencial, mas devido a falta de tempo fixo, procuto EAD em Direito. Quanto ao comentário acima do Jose de Guarapuava, acho uma tremenda tolice acreditar em reportagens sensacionalistas da TV. A Uniban é uma excelente instituição em que "a mídia" está querendo denegrir. Não devemos acretitar em tudo aquilo divulgado, pelo qual não passa de um "joguinho" sujo dessas pessoas mal intencionadas. Não estudei na Uniban, mas tenho parentes que estudam lá (no prédio dos ocorridos). Pessoal, vamos todos procurar meios de exigir a OAB autorizar cursos EAD.

ROBERTO - São Paulo

Acredito que muitas pessoas acham que graduacao a distancia é coisa de vagabundo só que tem muita gente como eu que teve de parar a faculdade por motivos de familia e hoje casado e viajando nao posso frequentar um curso diario e tenho certeza de que tem muita gente como eu no Brasil que gostaria de se formar e acredito que seriamos melhores que muitos Advogados que estao no mercado sem desmerecer à classe.

Jorge Alberto Martins - Catanduva sp

Segue abaixo um artigo escrito por um professor de direito. (...) A resistência das escolas, doravante, será cada vez mais difícil, porque as pessoas conseguem as informações fora dela (na web). O mundo da web é o mundo da informação (dos dados). Sobretudo na web 3.0 (que está chegando), as pessoas vão se interagir de modo extremamente produtivo (útil). É bem provável que o dualismo platônico (teoria e prática, intelectual e prático etc.) venha a desaparecer. Nós vamos, na internet e pela internet, ensinar e aprender a teoria e a prática, o fazer e o saber, o intelectual e o prático etc. Houve época em que o mundo podia ser separado em físico e virtual. Isso deixou de fazer sentido. A web é o mundo (como dizem John Battelle e Tim O´Reilly, criadores da expressão web 2.0), porque o mundo está dentro dela. Todas as coisas e todas as pessoas já estão ou vão estar na web, projetando suas "sombras informativas" (que são todas as marcas das pessoas e das coisas na web: suas fotos postadas, suas opiniões emitidas, seus e-mails enviados, as músicas, os carros, os livros etc.). Em razão da capacidade fantástica dos sensores, a internet está ficando inteligente mais rápido que se podia imaginar. Duas características parecem decifrar a web 3.0: interatividade útil e inteligência. (...) artigo na íntegra no site: http://www.lfg.com.br/public_html/article.php?story=2009112311172129 fonte: GOMES, Luiz Flávio. Educação: de Anísio Teixeira à era digital. Disponível em http://www.lfg.com.br - 27 novembro. 2009

Garcia - São Paulo

O cuso de direito online da faculdade claretianas, foi autorizado por uma portaria do MINISTÁRIO DA EDUCAÇÃO, segue a transcrição abaixo: PORTARIA N 4.374, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2005 O Ministro de Estado da Educacao, usando da competencia que lhe foi delegada pelos Decretos nº 1.845, de 28 de marco de 1996, e nº 3.860, de 9 de julho de 2001, alterado pelo Decreto nº 3.908, de 4 de setembro de 2001, e tendo em vista o Parecer nº 391/2005, da Camara de Educacao Superior do Conselho Nacional de Educacao, conforme consta do Processo nº 23000.006823/2004-86, Registro SAPIEnS n° 20041002415, do Ministerio da Educacao, resolve: Art. 1º Reconhecer o curso de Direito, bacharelado, ministrado a Avenida Santo Antonio Maria Claret, n° 1.724, Bairro Cidade Claret, na cidade de Rio Claro, no Estado de Sao Paulo, pelas Faculdades Integradas Claretianas, mantidas pela EDUCLAR - Acao Educacional Claretiana, com sede na cidade de Batatais, no Estado de Sao Paulo, ate a data de publicacao da Portaria referente a avaliacao de que trata o artigo 1º da Portaria Ministerial nº 2.413, de 7 de julho de 2005 Art. 2° Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicacao. FERNANDO HADDAD Será que esta ultima parte da portaria: "ate a data de publicacao da Portaria referente a avaliacao de que trata o artigo 1º" se referé à aprovação do MEC ? Abraços.

Geanderson - GOVERNADOR VALADARES

Já exite curso de Direito à distancia nos locais abaixo, e (se alguém souber de alguma em Bh ou proximidades, por favor postem). Ciências Jurídicas - Asa Norte - Brasilia Distrito Federal - IESB - Instituto de Educação Superior de Brasília GRADUAÇÃO EM DIREITO - Campinas - São Paulo - ESAMC Graduação em Direito - São Paulo Capital - São Paulo - UNIBERO Graduação em Direito - São Paulo Capital - São Paulo - UNASP Graduação em Direito Ambiental - São Paulo Capital - São Paulo - UNIFIEO - Centro Universitário FIEO Graduação em Direito Civil e Processo Civil - São Paulo Capital - São Paulo - UNIFIEO - Centro Universitário FIEO Graduação em Direito - Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Universidade Católica Dom Bosco

mariana - BHZ

Por informação do MEC a universidade do sul de SC tem o reconhecimento do curso de graduação em direito a distância. Em contato com a mesma fui informado que é esclusivo para membros do judiciário. Porque não ser aberta a população e aí não se caracteriza discriminação? Eu também pretendo fazer a graduação em direito. Busque confirmar a informação e repassem especialmente aos políticos de Brasília. Pode ser que aí aconteça a abertura de vagas e até novos cursos em outras universidades.

Aécio Almeida - São Lourenço do Sul-RS-Brasil

// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade