Dá para fazer faculdade na terceira idade? Qual a idade certa para isso?

Home » Educação

Qual é a idade certa para iniciar um curso superior? As faculdades sempre foram domininadas por jovens e isto justifica-se pela sequencia natural de estudos. Mas será que dá para fazer faculdade já na terceira idade?

[ Quero Responder ]

Luis - Limeira/SP


// Respostas

Vivemos em uma sociedade de jovens. Para arrumar certos empregos precisa ser jovem, para cursar uma faculdade há uma falsa aparência de que também precisa ser jovem. Em inúmeros segmentos da nossa sociedade a terceira idade parece ficar de fora. Cursar uma faculdade, não só é posivel, como absolutamente apreciável na terceira idade. Alguns motivos me levam a esta conclusão: 1 - Experiência. Muitos acham que é preciso estudar para depois obter experiência, mas o contrário também é possível e perfeitamente aplicável. Apesar de não ser em uma faculdade, já tive alunos muito experientes e gostei muito de lecionar para eles. Eles conseguem pegar aquilo que você está falando e aplicar facilmente em alguma coisa que já viram. 2 - A terceira idade é mais séria e compromissada, isto conta muito em uma faculdade. Muitos jovens vão à faculdade para namorar, beber nos bares próximos à escola ou simplesmente para passar tempo. 3 - Pessoas na terceira idade precisam de atividades e estudar é uma boa atividade. Aprender coisas novas, relacionar com outras pessoas, participar. Tudo isso faz a pessoa se sentir útil e isto é muito bom para qualquer idade. 4 - Exemplo para os filhos, netos, bisnetos, etc. Está claro que é necessário investirmos em conhecimento e quando o exemplo vem de pessoas que admiramos e respeitamos, fica mais fácil encarar nossos próprios desafios. 5 - Mercado de trabalho. Muitas pessoas que já são inclusive aposentadas precisam trabalhar. Sabemos das dificuldades que muitos enfrentam. Então se é para trabalhar, o melhor caminho é qualificar e reciclar. Certamente estes não são os únicos motivos para uma pessoa na terceira idade cursar uma faculdade, mas seja qual for o motívo e perfeitamente possível e certamente fara muito bem a esta pessoa. Se você estiver nesta situação, vá em frente e se precisar de algo, conte com o meu blog para ajudar. Boa sorte!

Luis - Limeira/SP

preciso mudar minha vida para melhor. e como e estudando que consiguirei dando de mim o melhor que posso... preciso aprender mais o que deixei para tras, mas nunca é tarde par começar... tenho certeza que consiguerei, e farei alguns da minha familia mais felizes de ver que tomei uma atitude... com certeza para um futuro melhor....

angela antonia decimoni - santo andre

Oi, é a mais pura verdade, por que faço parte desse grupo, não exatamente 3ª idade, mas, já com bastante idade, depois de 20 anos sem estudar resolvir voltar á ativa e vejo que nunca devia ter parado, mas, tempo!! o tempo é a gente que faz e agora ñ deixarei passar..

ELISA - PORTO VELHO - RO

// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade