Diferença entre ISO 9000 e ISO 9001, ISO 14000 e ISO 14001

Home » Utilidade Pública

Quais são as principais diferenças entre as siglas ISO 9000 e ISO 9001 a inda entre ISO 14000 e ISO 14001

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

Confira as principais diferenças entre os ISO 9000 e ISO 9001, ISO 14000 e ISO 14001. Vale ressaltar que a adoção das normas ISO é vantajosa e claramente benéfica para as organizações, já que proporciona maior credibilidade, organização e credibilidade, aumentando dessa forma a sua competividade nos mercados nacional e internacional.

ISO 9000

Definimos a expressão ISO 9000 a um grupo de regras técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para diversos tipos de organização, seja qual for o seu tipo ou dimensão. Vale citar que a sigla ISO se refere à denominação de igualdade, já que o sistema prevê que os produtos tenham um mesmo processo produtivo para todas as peças.

Mesmo assim, muitos indivíduos confundem com a denominação do próprio órgão, no entanto, não prestam atenção que a sigla da entidade é IOS International Organization for Standardization, isto é, organização não-governamental que foi fundada no ano de 1947, em Genebra e atualmente tem presença em aproximadamente 162 países. Saiba que esta família de normas define requisitos que ajudam na melhoria dos processos internos, além de conferir a maior capacitação dos colaboradores entre outros fatores.

ISO 9001

A norma ISO 9001 tem a garantia da qualidade como a base da certificação, com a responsabilidade da Direção, sistema de qualidade, análise do contrato, controle do processo, entre outros requisitos diversos.

ISO 14000

ISO 14000 é uma série de normas criadas pela International Organization for Standardization (ISO) e que definem as diretrizes sobre o ramo de gestão ambiental no interior de empresas. Saiba que no começo da década de 1990, a ISO notou a necessidade da criação de normas que abordassem a questão ambiental com o claro objetivo de padronizar os processos de empresas que usassem os recursos tirados da natureza e/ou ocasionassem algum tipo de dano ambiental decorrente de suas práticas.

ISO 14001

A ABNT NBR ISO 14001 é uma norma aplicável a qualquer tipo de organização, governamental, que tem como objetivo progredir, assim como procurar a sua certificação por uma organização externa competente. A ISO 14001 segue a metodologia popular por aplicar um ciclo de melhoria contínua chamado Plan-Do-Check-Act (PDCA), que quer dizer Planejar-Executar-Verificar-Agir. Saiba que cada uma destas palavras quer dizer uma fase de um raciocínio lógico que pode ser aplicada para todas as práticas que podem ser inseridas no processo produtivo do empreendimento.

Vale ressaltar que para a obtenção da certificação do empreendimento pela ABNT NBR ISO 14001 é preciso que ele esteja enquadrado nos requisitos definidos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/ISO_9000

http://pt.wikipedia.org/wiki/ISO_14000

http://pt.wikipedia.org/wiki/ISO_14001


// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade