Diferença entre ética e moral, valores e princípios

Home » Utilidade Pública

Os termos ética, moral, valores e princípios fazem parte do convívio social das pessoas. Por mais que elas não saibam o que cada um quer dizer, eles fazem parte do cotidiano de qualquer pessoa que está inserida em um meio social, basta entender como cada um funciona que você vai saber como agir em algumas situações e quais são seus direitos.

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

Falando em princípios

Os princípios são valores pessoas que uma pessoa possui. Cada um tem seus princípios, mas eles não precisam ser seguidos por todos. Os princípios são valores pessoais que uma pessoa possui, o que segue que pode ser compartilhado por outras pessoas ou não. Valores como aceitação ou não de comer doces, vegetarianismo, ser carnívora ou não são valores princípios pessoais.

Os valores são mais gerais

Os valores são princípios que podem ser compartilhados por um grupo que tenha algo em comum. É um princípio que várias pessoas acreditam nele e acaba se tornando algo coletivo, algo mais forte e que é seguido por um grupo. A aceitação do grupo GLS, por exemplo, é um valor e é compartilhado por alguns grupos sociais.

A pena de morte é um valor moral que pode ser aceito por algumas pessoas ou não. Não precisa ser regra, pode não ser compartilhado por um grupo social mas não é necessariamente lei ou regra. Quando várias pessoas seguem um valor podemos dizer que há um compartilhamento de código de ética.

Moral e ética

Estes dois conceitos são bem facilmente confundidos. Não são complexos e são relacionados com a filosofia, fazendo parte da vida de todos. A moral é o principal deles. A moral é o conjunto de normas que regulam o comportamento das pessoas, compartilhados por um grupo social. São as pequenas regras que fazem as pessoas não agredirem umas às outras, que não matem, não machuquem o outro e não agridam uma outra pessoa normalmente.

A ética é um pouco diferente da moral, mesmo que no dia a dia as pessoas costumem usar os dois conceitos como se fossem iguais. A ética faz referência aos conceitos que impede o homem de ultrapassar o espaço da individualidade do outro. “Eu sei que eu posso roubar dinheiro do banco, mas não é ético estar com algo que me pertence”.

A forma mais simples de entender a ética é a seguinte: a ética é o conjunto de valores morais que são aceitos por um grupo social e devem ser seguidos.

Fonte: Wikipédia


// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade