Diferença entre emprego e trabalho, insalubridade e periculosidade

Home » Utilidade Pública

Quais as diferenças entre os termos usados nas relações de trabalho, como insalubridade e periculosidade e as definições para trabalho e emprego?

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

Qual a diferença entre emprego e trabalho? São a mesma coisa? A verdade é que não. E entre insalubridade e periculosidade? Conheça os detalhes que habitualmente geram certa confusão no nosso cotidiano.

Nesse post defini o que é cada um desses conceitos, de forma de poder fazer uma simples comparação e esclarecer possíveis dúvidas.

Emprego

Um emprego implica uma relação entre duas ou mais pessoas que trabalham em troca de uma remuneração, comumente um salário. Nessa relação está quem organiza o trabalho e quem faz o trabalho. O segundo cobra ao primeiro por investir seu tempo e capacidade para desenvolver o trabalho solicitado. Um emprego é geralmente uma relação estável, por um tempo determinado ou indeterminado. Geralmente em um emprego por tempo determinado existe um contrato que especifica o tempo de duração do trabalho contratado. Nos empregos convencionais, a duração vai depender de fatores como o desempenho do trabalhador e/ou a situação da empresa que contrata, que por diversos motivos pode decidir acabar com a relação de trabalho. Indo atrás da historia, o conceito de emprego aparece recém na época da revolução industrial onde alguns vendiam sua força de trabalho e outros pagavam uma remuneração por recebê-la.

Trabalho

O conceito de trabalho se refere a capacidade mental e física de um ser humano para desenvolver uma tarefa específica utilizando seus conhecimentos. Esse propósito perseguido significa a transformação de um ou vários elementos em algo total ou parcialmente novo. O trabalho pode se apresentar em inúmeras formas, dependendo da área de atuação. Antigamente o homem começou a implementar sua força de trabalho para modificar seu entorno e a natureza, e fabricar suas próprias ferramentas.

Insalubridade

O conceito de insalubridade pode ser aplicável a diferentes âmbitos. Continuando com a linha do laboral, um ambiente de trabalho insalubre se refere a um espaço que pode ser nocivo para a saúde das pessoas, em maior ou menor medida dependendo do tipo de empresa e industria de atuação. A insalubridade se mede de acordo com os limites impostos pelas normas técnicas. Por maior informação sobre normas técnicas recomendamos visitar o site oficial da Associação Brasileira de Normas Técnicas ou ABNT (http://www.abnt.org.br/).

Periculosidade

A periculosidade é um conceito estritamente ligado a saúde e segurança do trabalho. A periculosidade se associa a possibilidade e/ou presença de um risco imediato. Em poucas palavras, o conceito de periculosidade caracteriza o risco. Esse risco se observa em diferentes operações, atividades, métodos de trabalho, natureza dos materiais e substancias com as que o trabalhador deve estar em contato diariamente. A periculosidade pode se justificar em casos de exposição continua ou intermitente.

Documento importante nesses assuntos que vale a pena tomar como referencia é o CLT ou Consolidação das Leis do Trabalho. (http://www.brasil.gov.br/para/servicos/direitos-do-trabalhador/consolidacao-das-leis-do-trabalho-clt)

Fonte:

http://www.ime.usp.br/~is/ddt/mac333/projetos/fim-dos-empregos/empregoEtrabalho.htm

http://www.qualidadebrasil.com.br/artigo/seguranca_no_trabalho/o_que_e_periculosidade


// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade