Diferença entre eficiência, eficácia e efetividade

Home » Utilidade Pública

Muitas pessoas ficam confusas com os termos de eficiência, eficácia e efetividade, e não sabem a real diferença entre estas palavras. Quais as diferenças entre esses termos?

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

Muitas pessoas ficam confusas com os termos de eficiência, eficácia e efetividade, e não sabem a real diferença entre estas palavras. Mas saiba que cada uma delas representa e significa algo, e são sim, muito diferentes entre si.

Eficiência

Podemos definir a Eficiência ou rendimento como os resultados obtidos e os recursos que são empregados. Vale citar que existem vários tipos de eficiência, que podem ser aplicadas a áreas diferentes do conhecimento e do saber.

Saiba que a eficiência é a capacidade de um administrador para obter os itens mais elevados aos insumos necessários para consegui-los. É digamos, a capacidade de fazer as coisas direito. Veja algumas aplicações do termo eficiência em várias áreas:

Física: A eficiência representa uma medida conforme a qual os recursos se convertem em resultados de maneira mais econômica. Saiba que na engenharia e na física, definimos como eficiência a relação entre a energia fornecida a um sistema, que pode ser de calor ou de trabalho, e a energia que foi produzida pelo sistema, geralmente na forma de trabalho.

Economia: A eficiência nesse ramo é um termo genérico que é conferido aos valores estabelecidos para um certo caso, o que visa estimar o número do desperdício presentes no quadro notado.

Energia e Ambiente: A eficiência energética está no caso da otimização de um certo projeto elétrico, por meio de estudos com base em um levantamento pormenorizado de todo sistema elétrico, com a função de indicar algumas medidas de racionalização da energia elétrica, além da segurança das pessoas presentes no espaço.

Eficácia

A eficácia mede a relação entre os resultados que foram obtidos e os objetivos almejados, isto é, ser eficaz é conseguir alcançar um certo objetivo.

Efetividade

Podemos definir como Efetividade a capacidade de produzir um efeito, que pode ser tanto negativo quanto positivo. Lembrando que, consequentemente, o que é efetivo não é necessariamente eficaz ou eficiente.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Efici%C3%AAncia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Efic%C3%A1cia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Efetividade


 


// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade