Curso técnico ou faculdade. Qual devo fazer?

Home » Cursos Técnicos

Uma pessoa que terminou o ensino médio deve ir direto para a faculdade ou precisa fazer primeiro um curso técnico para se preparar melhor. Os dois podem ser feito inclusive em paralelo ou depende de terminar um para começar o outro?

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

A pergunta é interessante e certamente é a pergunta que muita gente faz constantemente, afinal a formação profissional, seja ela em um curso técnico ou em uma faculdade é de vital importância nos dias atuais. Primeiro vamos definir curso técnico e faculdade ou curso superior.

Curso técnico

Um curso técnico tem carga horária que varia em torno de 1000 horas, alguns mais e outros menos. São formatados visando atender uma área bastante específica do mercado, por exemplo o curso técnico em segurança no trabalho, técnico em informática para a internet, técnico em rádio (locução), entre outros.

A proposta de um curso técnico é qualificar o profissional para atuar naquele mercado em específico e portanto ele pode ter uma visão bastante limitada do contexto. A carga horária e a própria proposta do curso direciona para isso. Por outro lado são cursos mais práticos o que agrada muita gente que não gosta de perder tempo com teoria e conceitos. Se bem que na verdade, teoria e conceito não é perda de tempo, estou apenas representando o pensamento de alguns.

Faculdade ou curso superior

Um curso superior tem uma proposta mais abrangente, tem carga horária maior o que proporciona uma visão mais geral sobre o que está sendo estudado. Em muitos cursos, os alunos reclamam de muita teoria, isto acontece especialmente para o pessoal de tecnologia que é um pouco impaciente com conceitos.

A formação em uma faculdade além de ser mais sólida é obrigatória para o exercício de muitas profissões que normalmente não podem ser exercidas por pessoas com formação técnica apenas.

Faculdade ou curso técnico

Passado a limpo a definição de cada um deles, vamos às respostas da pergunta.

Uma pessoa pode fazer um curso técnico ao mesmo tempo em que faz uma faculdade, pode fazer primeiro  a faculdade e o inverso também é verdadeiro. Quanto a escolha entre um e outro é difícil responder pois dependerá de cada um e dos propósitos que ele tem, mas há quase um consenso  de que quem faz curso técnico tente a se beneficiar depois em uma faculdade, principalmente se os dois forem na mesma área ou em áreas correlatas.


Quero saber .Que curso devo fazer para não arrepender-me no futuro . E acerta no mercado de trabalho para ter um trabalho que eu goste e tenha prazer em fazer todos os dias. Eu já faço curso na ária da saúde mas pretendo trabalhar em outra ária, ex; Engenharia, mecânica, civil, elétrica, e até mesmo economia relações internacionais etc. Eu não sou bom em matemática, mas gosto de português geografia literatura etc.

Joao marcos machado - Padre Bernardo

// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade