Curso técnico em informática é bom? Vale a pena fazer?

Home » Cursos Técnicos

Será que vale a pena investir tempo e dinheiro para fazer um curso técnico em informática? Este curso é bom para conseguir um emprego posteriormente? Será que dá mesmo para aprender alguma coisa e uma pessoa que sabe muito pouco de informática vai conseguir acompanhar bem o curso?

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

Como sou professor neste curso sou um pouco suspeito em falar, mas acredito que posso contribuir com a resposta de um ponto de vista que muitos não têm. Vamos lá. É claro que vale a pena, o dia que eu discordar disso terei de parar de aulas em curso técnico de informática. Mas eu melhoraria a pergunta ou faria uma pequena mudança nela da seguinte forma: O curso técnico em informática é bom para todos? Quem deveria fazer este curso?

Ai a história muda um pouco. Tenho visto em mais de 10 anos de atuação que muita gente que se matricula no curso técnico em informática não deveriam estar ali e um dos principais motivos é a falta de requisitos. Eu sou professor de banco de dados, análise de sistemas e desenvolvimento para a internet e já tive casos de alunos que depois de salvar um arquivo não sabia, por exemplo, encontrá-lo na pasta. É muito difícil dizer que o curso técnico de informática será bom para essa pessoa, se o básico do uso do Windows a pessoa não sabe, como irá absorver os complexos conceito de programação, como orientação a objetos, classes, integridade referencial em banco de dados, arquitetura de redes, a tríplice integração entre HTML, CSS e Javascript, entre outros?

O curso técnico em informática pode não ser bom também para quem não quer muito compromisso com ele. O que fazemos em 1000 horas de curso é quase o mesmo que muitas faculdades fazem em 4000 horas, então é um curso bastante focado na prática, repleto de atividades e principalmente projetos. Na escola onde trabalho, o Senac São Paulo, há pelo menos quatro projetos durante o curso onde o aluno é quem desenvolve do começo ao fim. Alunos turistas dificilmente sobrevivem neste curso.

Eu concluo dizendo que vale a pena fazer se você compreende que é um curso que requer o conhecimento básico da tecnologia e que você está lá para avançar e não para começar, já que o curso não trata de questões básicas. Também que você reconhece que não é um cursinho para passar tempo, pois ele terá de ser encarado com responsabilidade. Por fim, você deve reconhecer e encarar a ideia que estará estudando coisas complexas que muitos alunos universitários enfrentam com muita dificuldade. Depois de compreender bem isso, faça a sua inscrição e terá um bom curso.


// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade