Como obter a cópia de um cheque emitido e compensado nos bancos?

Home » Economia e dinheiro

Existe a possibilidade de recuperar a cópia de um cheque que tenha sido emitido e compensado pelos bancos? Os bancos guardam os cheques fórum compensados ou eles são destruídos e não possibilita o mais nenhum acesso às informações deles?

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

Sim, é possível ter uma cópia de qualquer cheque que tenha sido compensado pelos bancos. Existe um serviço de microfilmagem que consiste em tirar um “Xerox” ou uma “foto” de cada cheque na compensação. Essa cópia é conhecida como microfilme e estará disponível para diversos fins, inclusive para consulta do cliente. O cheque original é destruído logo após ser compensado, ficando apenas o microfilme que tem o mesmo valor para efeito de consulta.

Como solicitar uma cópia

Basicamente há duas formas de você obter a cópia do cheque. Umas delas está disponível para clientes de alguns bancos, como é o caso do Santander onde tenho conta. Lá quando você acessa sua conta pelo site e pega um extrato de conta corrente, na medida em que um queque é mostrado como compensado no extrato, ao lado dele aparece um ícone para você clicar e visualizar a cópia do cheque. Ou seja, é um recurso já disponível e não requer nenhum procedimento adicional.

A segunda possibilidade é você fazer a solicitação no seu banco para obter a cópia do cheque. Este procedimento deverá ser adotado quando a a primeira opção mostrado acima não estiver disponível. Neste caso haverá custo para a solicitação do microfilme do cheque, cujo valor vai variar de banco para banco e deverá estar disponível na tabela de tarifas disponível para consulta nas agências bancárias e também nos sites dos bancos.


// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade