Como acabar violência na escola ou no ambiente escolar?

Home » Educação

A violência é um mal que assola a sociedade desde seu início, no Brasil há níveis alarmantes e uma das maiores vítimas é à escola, tanto alunos como professores e demais profissionais da educação. Como acabar com a violência na escola de uma forma definitiva e promover uma vida mais saudável a todos?

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

A violência é um mal que assola a humanidade desde os tempos mais remotos, na Bíblia encontramos logo nos primeiros capítulos o primeiro ato de violência praticado por um ser humano encontro seu próprio irmão. De lá pra cá a coisa nunca parou e em determinadas regiões a situação é muito mais grave do que outras, mas na prática a violência está em todos os lugares. Inclusive na escola, uma instituição que tem como objetivo formar pessoas inclusive prevenindo os atos de violência e preparando as pessoas para viver dignamente e em paz dentro da sociedade onde está inserido, mas temos observado no Brasil nos últimos anos um aumento da violência no âmbito escolar, problema é esse que preocupa muito os educadores, pais, estudantes eu próprio governo.

Ironicamente, a proposta que tem se apresentado para acabar com a violência é a própria educação, mas quando a instituição que deve desenvolver a educação e promover a paz é vítima da própria violência? Esta é uma pergunta bastante difícil de responder, mas é fato que a educação é mesmo o caminho para acabar ou minimizar os atos de violência dentro e fora da escola. Quando falamos em educação é preciso pensar também fora da escola, afinal educação acontece desde o momento em que uma criança nasce até o momento que morre, em qualquer lugar que esteja. É preciso pensar a educação que vem da TV, da internet, das ruas, músicas, do convívio social, bares, entre outros locais. A escola é um dos elementos promotores da educação, mas todos os demais acima citados também promovem algum tipo de educação, ainda que seja uma educação que estimule a própria violência.

Portanto é preciso repensar todas essas coisas, afinal o que a TV está ensinando? O que os jovens estão aprendendo com as músicas? No cinema? Quais as lições de casa os jovens trazem para casa depois de um dia na rua? Educação é pensar em tudo isso.


// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade