Como abrir firma no cartório para reconhecimento

Home » Utilidade Pública

Quando um documento é assinado, para que ele tenha validade é necessário fazer o reconhecimento de firma em cartório. Mas o que significa firma neste contexto e como abrir uma para reconhecimento de assinaturas em cartório a fim de autenticar documentos?

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

No Brasil para que um documento tenha validade jurídica é necessário que seja feito a autenticidade da assinatura, este procedimento é conhecido como reconhecer firma ou reconhecer que a assinatura impressa no documento é verdadeira, que foi feita de fato por quem diz ter feito. Desta forma existem os cartórios de notas que são as instituições que podem determinar a autenticidade de um documento e fazer o reconhecimento de firma de qualquer documento.

Como abrir firma no cartório para reconhecimento

Para fazer o reconhecimento é necessário para abrir uma firma em cartório, isto é, você precisa ir pessoalmente ao cartório levar um documento de identificação como o RG, assinar uma ficha de inscrição contendo a mesma assinatura que você usará em documentos e desta forma o tabelião saberá que quando chegar um documento com aquela assinatura ela é sua e portanto será feita a conferência da que você usou para abrir uma firma com o que você usou para assinar o documento. Caso sejam iguais e as informações que consta no documento sejam as mesmas do seu RG e CPF que uso para abertura de firma, então o documento será autenticado ou reconhecido como sendo de autoria sua.

A abertura da firma é gratuita nos cartórios, já o reconhecimento da firma ou da assinatura é paga.


// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade